Veja os tipos de acessibilidade para deficientes
A acessibilidade para deficientes é cada vez mais importante em projetos arquitetônicos do...
Quando falamos em acessibilidade para deficientes, nos referimos a uma série de elementos. Isso inclui pisos táteis, placas braile, rampas de acesso, corrimões, sanitários adaptados, e vários outros.
O mais importante é ter em mente a importância de proporcionar ambientes acessíveis para as pessoas. Essa atitude envolve empatia, inclusão e solidariedade. Mas além disso, ela também está relacionada com questões legais, pois existem várias normas e leis que falam sobre acessibilidade.
Nesse sentido, hoje vamos abordar os principais elementos que fazem parte da acessibilidade para deficientes. Nesse sentido, nos aprofundaremos no piso tátil, muito útil em diversas situações!
Acessibilidade é um termo geral que envolve uma série de práticas. Estas, por sua vez, têm como objetivo promover condições adequadas de mobilidade e locomoção para pessoas com alguma deficiência.
Dessa forma, quando falamos sobre o assunto, logo pensamos, por exemplo, nos deficientes visuais ou cadeirantes. Esses grupos são muito prejudicados pela falta de projetos acessíveis no Brasil!
No entanto, a acessibilidade é ainda mais ampla. Por exemplo, pessoas com baixa visão ou com alguma limitação física também necessitam de acessibilidade. Ou, pensando de forma mais abrangente, os acompanhantes dessas pessoas, crianças e idosos precisam de elementos acessíveis no dia a dia!
Mas aqui nesse artigo vamos nos ater ao grupo que abrange as pessoas com deficiência. Essas pessoas sentem enormes dificuldades em exercer o direito básico de ir e vir. Assim sendo, os elementos acessíveis surgem como alternativa para minimizar esse problema.
Deste modo, existem vários tipos de elementos acessíveis e suas vantagens são significativas. Outro ponto que queremos destacar é a correta instalação desses itens. Muitas vezes observamos a presença de projetos acessíveis, mas mal elaborados.
Ou ainda nos deparamos com elementos instalados de maneira incorreta. Isso acontece, por exemplo, com os pisos táteis. Esses pisos são ideais para auxiliar na locomoção de deficientes visuais. Mas, se forem instalados incorretamente, vão prejudicar ainda mais o dia a dia dessas pessoas! Dito isto, vamos ver a seguir os principais elementos acessíveis e suas aplicações na sociedade. Preste atenção nas informações a seguir.
Existem dezenas de elementos acessíveis e cada um possui suas devidas finalidades. Abaixo fizemos um resumo dos principais.
Começando pelo Símbolo Internacional de Acesso. Ele deve ser instalado em edificações, mobiliários, equipamentos urbanos e demais espaços. O processo deve ser feito sempre voltado para o lado direito, sem modificação ou incremento de outros elementos e em um local de boa visibilidade. Esse símbolo promove a acessibilidade de pessoas cegas, com baixa visão, deficientes físicos e deficientes auditivos. Ele tem como objetivo indicar a presença de acessibilidade nas edificações. Nesse sentido, cada símbolo segue um esquema de cores específicos de acordo com normas técnicas.
Sinalização específica para deficientes visuais. O braile é um sistema de leitura em relevo que surgiu na França em 1825. Hoje em dia, está presente em placas, avisos de acesso, entradas e saídas de estabelecimentos, cardápios de restaurantes, etc.
Essa sinalização é formada pelo alfabeto braile. E, nesse sentido, existem também as sinalizações táteis em braile com texto em relevo. Essas sinalizações devem ser instaladas de acordo com especificações contidas em normas técnicas.
Os corrimões servem para promover a segurança de todas as pessoas, sobretudo aquelas com algum tipo de deficiência física. Eles devem ser instalados tanto em escadas como em rampas de acesso. E isso a uma altura pré-determinada e com um material resistente.
Chegamos nos pisos táteis, itens extremamente importantes quando falamos em acessibilidade para deficientes. Esses pisos são ideais para pessoas cegas ou com baixa visão, pois possuem relevos que auxiliam na mobilidade.
Os pisos táteis possuem duas categorias principais: os direcionais e os de alerta. Os direcionais servem para direcionar a pessoa por um caminho seguro, sem obstáculos. Já as placas possuem relevos compostos por linhas paralelas.
Por sua vez, os pisos de alerta têm como finalidade alertar a pessoa sobre um obstáculo logo a frente. Por isso, são formados por várias esferas em relevo. Estas causam um atrito na bengala do indivíduo cego ou com baixa visão.
Os pisos táteis possuem inúmeras vantagens. Além de contribuir para a mobilidade de deficientes visuais, eles auxiliam também na locomoção de cadeirantes, pessoas que fazem o uso de bengalas e andadores, idosos e crianças. Isso porque esse tipo de piso é antiderrapante, garantindo maior segurança, sobretudo em rampas, escadas e desníveis. Se você quer saber mais sobre os pisos táteis, confira esses outros artigos do blog:
A instalação desse e de outros elementos acessíveis precisa seguir uma série de normas técnicas, sendo a principal a NBR9050. Por isso, contar com a ajuda de profissionais é essencial. Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre as especificações técnicas e detalhes a respeito desse tipo de piso, converse com a equipe da Universal Acessibilidade.
Existem outros tipos de elementos acessíveis. Isso inclui, por exemplo, grelhas, capachos, portas acessíveis, e demais itens que irão facilitar a vida de deficientes físicos.
Outro ponto importante é em relação aos projetos para cada tipo de estrutura. Eles precisam levar em conta as necessidades das pessoas, promovendo segurança e bem-estar. Por exemplo, em salas de cinema, auditórios, teatros e salas de espera, é fundamental se pensar em assentos especiais para deficientes e espaços adequados para cadeiras de rodas.
Esses espaços precisam estar bem sinalizados e garantir o conforto das pessoas. Nesse sentido, devemos citar ainda a relevância de banheiros acessíveis. Estes devem contar com pisos adequados (incluindo pisos táteis), corrimões e espaços específicos para cadeirantes.
Os sanitários ainda precisam seguir um padrão determinado pelas normas técnicas. Elas definem questões como dimensões do box sanitário acessível, acessórios e faixa de alcance deles.
Como vimos, o tema acessibilidade para deficientes é bastante amplo e complexo. Além dos pisos táteis, há diversos outros elementos que precisam compor projetos dos mais variados segmentos visando a acessibilidade de todos.
Por muitos séculos, inúmeros grupos de pessoas eram excluídos da sociedade por conta da falta de acessibilidade. Pessoas com deficiência física não conseguiam frequentar as escolas convencionais, ter um emprego independente e até mesmo aproveitar momentos de lazer em áreas internas e externas.
Mas, felizmente, isso está ficando para trás. E claro, os elementos acessíveis têm grande participação nessa mudança de filosofia da humanidade. Por outro lado, de nada adianta ter à disposição esses elementos, mas não usá-los de maneira adequada.
Assim sendo, contar com uma empresa experiente e especializada nesse assunto é essencial. Isso permite que os elementos acessíveis sejam aplicados da melhor forma possível de acordo com as normas técnicas vigentes.
Por isso, entre em contato com a equipe da Universal Acessibilidade. Veja como podemos auxiliá-lo na execução do seu projeto acessível. Contamos com anos de experiência nessa área e oferecemos um atendimento personalizado de acordo com as suas demandas!
Estamos esperando seu contato! E não se esqueça de conferir os outros artigos aqui do blog. Sempre abordamos mais a fundo a questão da acessibilidade e sua importância nos dias de hoje.
A acessibilidade para deficientes é cada vez mais importante em projetos arquitetônicos do...
A acessibilidade envolve um conjunto de soluções abrangentes e entre elas está o...
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!