Principais erros de projetos acessíveis e como evitá-los segundo a ABNT | Universal Acessibilidade - Produtos de Acessibilidade

Quando falamos sobre erros de projetos acessíveis, precisamos levar em conta a seriedade deste tema. Afinal de contas, garantir a acessibilidade de todas as pessoas é um dever em qualquer espaço de circulação público ou privado. E é fundamental fazer isso da forma certa.

Por isso, a seguir vamos analisar os erros mais comuns ao desenvolver projetos acessíveis. Além disso, veja como evitá-los seguindo todas as normas da ABNT. Conheça também o papel de uma empresa especializada como a Universal Acessibilidade nesse processo.

Lista de erros de projetos acessíveis

A acessibilidade deve quebrar barreiras de acesso e locomoção para pessoas com deficiência. Caso isso não seja feito, você terá problemas como gastos a mais, retrabalhos e até mesmo o risco de multas. Por isso, preste atenção nos erros mais comuns nesse sentido.

Falta de planejamento inicial

Este é um dos problemas mais comuns e recorrentes. Ao realizar qualquer projeto arquitetônico sem pensar na acessibilidade desde o início, as consequências são desastrosas. Quando este fator se resume a um checklist de última hora, há riscos como:

  • Colocação de itens incompatíveis em termos de estrutura, tamanho e dimensões;
  • Mais gastos para realizar as devidas adaptações desses elementos;
  • Além disso, entraves no fluxo logístico da obra, dificultando seu fluxo e conclusão.

Falta de piso tátil ou colocação inadequada

Existem casos em que a dificuldade de deficientes visuais ou pessoas com baixa visão nem é levada em conta. Assim, os locais não fazem uso do piso tátil. Por outro lado, também é um problema quando esse tipo de elemento está presente, mas mal posicionado ou sem contraste:

  • Para pessoas com baixa visão, o piso tátil sem diferença nas cores é prejudicial;
  • Ao mesmo tempo, se for mal colocado ou inexistente pode trazer riscos de locomoção.

Erros no dimensionamento de rampas

As rampas de acessibilidade são elementos essenciais para a locomoção de cadeirantes. E por este motivo, elas devem obedecer a uma série de parâmetros específicos de inclinação, uso de corrimões e mudança de direção. Caso contrário:

  • Seus usuários terão grande dificuldade em utilizá-las adequadamente;
  • Em alguns casos as consequências podem ser mais graves, como quedas e acidentes.

Falta de adequação em relação a sinalização visual

Mais um dos erros de projetos acessíveis recorrentes. Além da questão de contraste que já apontamos, outros problemas nesse sentido são falta de iluminação adequada, suporte em braile, textos pequenos e pictogramas não padronizados. Suas consequências envolvem:

  • Dificuldade de leitura de sinais para pessoas com deficiência ou baixa visão;
  • Problemas de locomoção e resolução de problemas para essas pessoas.

Falta de acessibilidade em banheiros e vestiários

Por se tratar de lugares de circulação pública, é muito importante que pessoas com deficiências possam usufruir deles adequadamente. Sem boxes largos, barras de apoio posicionadas da forma certa e com lavatórios fora de alcance, o panorama é dramático:

  • Pessoas com deficiência não conseguirão utilizar os recursos desses locais;
  • Isso resultará em dificuldades, além de uma forma indireta de exclusão.

Problemas de acessibilidade em mobiliário e equipamentos urbanos

São vários os exemplos de problemas nesse sentido, que podem prejudicar o dia a dia de pessoas com deficiência. Nesse sentido, balcões muito altos, assentos fixos em filas ou bebedouros inalcançáveis são um problema para elas:

  • Isso faz com que as pessoas com deficiência sejam privadas de usar serviços básicos;
  • Assim, elas têm o seu direito como cidadãs totalmente negado.

Falta de elementos de acessibilidade sensorial

Por fim, muita gente esquece desse elemento em projetos arquitetônicos em geral. Assim, muitos locais sofrem com falta de legendas e de suporte em libras, além de elementos sonoros ou informações táticas. Isso é muito prejudicial, uma vez que:

  • Pessoas com deficiências específicas não conseguem ter acesso a produtos e serviços;
  • Elas podem se sentir desorientadas e ter dificuldades de locomoção e compreensão.

Como evitar erros de projetos acessíveis?

Em primeiro lugar, é muito importante conhecer as regras da ABNT para acessibilidade. Nesse sentido, sua referência técnica é a NBR 9050, atualizada em 2020. Ao lê-la, você terá acesso a uma série de parâmetros relativos a projetos de acessibilidade. Isso inclui, por exemplo:

  • Padrões de medidas de portas, corredores, rampas, estacionamentos e sanitários;
  • Diretrizes de projeto e instalação de sinalização tátil adequada, incluindo uso de braile;
  • Padronização de tamanhos, contrastes e pictogramas visuais;
  • Além disso, demais aspectos de acessibilidade em todo e qualquer espaço público.

Para fazer isso da melhor forma, é muito importante contar com uma empresa especializada na área. Assim sendo, a Universal Acessibilidade é sua melhor escolha para acompanhar seu projeto desde o início. O resultado será a aplicação de elementos acessíveis correta e eficiente.

A importância de uma fiscalização adequada

Mesmo que você construa projetos acessíveis totalmente adequados a ABNT, é preciso garantir que funcionem plenamente. Para isso, a devida fiscalização desses espaços faz toda a diferença. Isso porque ela evita problemas como:

  • Corrimãos e barras de acessibilidade gastas ou soltas;
  • Problemas de pisos polidos com elementos acessíveis gastos;
  • Materiais de acessibilidade visual inutilizáveis;
  • E ainda, elementos como rampas e móveis sem a devida funcionalidade.

Um plano de manutenção e checagem periódica em projetos acessíveis pode identificar e corrigir esses problemas preventivamente. Como resultado, todos esses riscos serão eliminados, garantindo o melhor para as pessoas com deficiência.

Nesse sentido, torna-se fundamental uma análise multidisciplinar dos locais com elementos de acessibilidade. Isso inclui a opinião de arquitetos, engenheiros, especialistas na área e usuários desses espaços. Assim será possível evitar erros por falta de manutenção e fiscalização.

Entendendo a NBR 9050

Por último, mas não menos importante, também é preciso conhecer um pouco mais sobre a NBR 9050 da ABNT. Suas diretrizes se encontram em diferentes contextos de legislação e de órgãos fiscalizadores. Nesse sentido, destaque principalmente para:

  • Criação de rotas acessíveis que privilegiem a locomoção de pessoas com deficiência;
  • Parâmetros estruturais de elementos construtivos como rampas, escadas e corrimãos;
  • Estabelecimento de parâmetros de sinalização e comunicação acessível;
  • Além disso, diretrizes para mobiliário e equipamentos urbanos, sanitários e vestiários;
  • Diretrizes de acessibilidade em transportes, estacionamentos e áreas externas;
  • Por fim, acessibilidade em edificações de uso coletivo e público.

É claro que cada um destes aspectos possui diferentes particularidades e alguns pontos podem ser bem complexos. Por isso, para evitar erros de projetos acessíveis, profissionais especializados nessa área são fundamentais para te ajudar.

Erros de projetos acessíveis: conclusão

De forma geral, os erros em projetos acessíveis acontecem por falta de planejamento, ou mesmo desconhecimento da ABNT e NBR 9050. Mas o problema é que eles trazem consequências muito ruins para as pessoas com deficiência. E ainda podem resultar em complicações legais.

Com isso em mente, é preciso se certificar que seu projeto arquitetônico levará em consideração todos os elementos essenciais de acessibilidade. E claro, contar com uma empresa qualificada na área que possa te ajudar a incluí-los corretamente em sua obra.

Nesse sentido, a Universal Acessibilidade é uma empresa com anos de experiência técnica e prática na área. Graças aos nossos produtos, serviços, e expertise de sua equipe profissional, podemos atender sua demanda com máxima eficiência e qualidade.

Por isso, entre em contato conosco hoje mesmo para colocar em prática seu projeto acessível. Assim você evita erros e elimina dores de cabeça. Além disso, também garante que todas as pessoas com deficiência que frequentarem seu espaço terão plenas condições de acesso a ele.

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp