Veja quais são as vantagens do porcelanato para escada antiderrapante | Universal Acessibilidade - Produtos de Acessibilidade
porcelanato para escada antiderrapante

Hoje vamos falar do porcelanato para escada antiderrapante e sua função na acessibilidade. Afinal, quais as vantagens que esse material traz para escadas desse tipo?

Além do mais, atualmente a acessibilidade é algo que, felizmente, está em destaque. Este assunto vem sendo amplamente debatido com todos os segmentos. 

Nesse sentido, oferecer produtos de excelente qualidade para escadas, rampas, pisos e outros ambientes acessíveis é de suma importância para empresas desse ramo.

A Universal, como não poderia ser diferente, está sempre buscando inovação e o que há de mais moderno em acessibilidade. Por isso, contamos com uma linha completa de porcelanato para escada antiderrapante. 

Dessa forma, saiba a seguir no que consiste este material. Confira suas características, vantagens, benefícios e legislação para o uso dos pisos táteis. 

Como usar o porcelanato para escada antiderrapante? 

De forma geral, o piso tátil consiste em uma placa com relevos com fixaço solo. Esse tipo de piso pode ser fabricado com diversos materiais, mas aqui vamos focar no porcelanato. Afinal de contas, trata-se de um dos materiais mais vantajosos quando falamos em custo-benefício e acessibilidade. 

Assim, o piso tátil tem como principal função guiar para o caminho correto deficientes visuais. Ou ainda, avisá-los a respeito de algum obstáculo físico no caminho.

Nesse sentido, precisamos diferenciar os dois tipos de pisos táteis existentes:

  • Piso tátil direcional: o piso direcional, como o nome já diz, serve para direcionar o indivíduo pelo caminho correto. Assim ele não irá ao lugar errado ou para que não esbarre em algum elemento físico, como parede, poste, guichê. Assim, o piso vem com relevos direcionais. Além disso, cada placa deve ser instalada de maneira correta para não causar ainda mais confusão ao pedestre. Já vimos exemplos de prefeituras que instalaram o piso direcional de maneira completamente errada. Além de ser um descaso com as pessoas, essa “falta de atenção” pode até mesmo colocar em risco a segurança do deficiente visual;
  • Piso tátil de alerta: já o piso tátil de alerta possui pequenos relevos em forma de esferas em suas placas. Esses relevos não querem indicar uma direção, mas sim avisar o pedestre que há algum obstáculo pela frente. Por isso esse piso é muito usado no começo e final de escadas e rampas, nas portas de elevadores, em frente a guichês de atendimento, ao redor de postes, em rampas de acessibilidade no meio-fio, etc. 

Então, esses são os dois grandes grupos de pisos táteis. Nas escadas, é possível usar o de alerta, antes do primeiro degrau e após o último degrau da escada. 

O piso direcional  também ajuda a guiar a pessoa devidamente até a escada. Além disso, se a escada apresentar mais que lance, entre um e outro o piso tátil também deve ser utilizado. Assim ele avisará a pessoa que ela irá para o próximo lance de escada. 

O porcelanato para escada antiderrapante também pode servir para tornar a escada mais segura no que fiz respeito às quedas. Isso porque o porcelanato utilizado na fabricação dos pisos táteis é um material antiderrapante, que vai ajudar a evitar escorregões. Ou seja, todas as pessoas que utilizam a escada podem se beneficiar com isso!

Legislação para o uso dos pisos táteis

Quando falamos em legislação envolvendo pisos táteis, precisamos nos ater principalmente à NBR9050. Esta é a principal norma desse segmento aplicada no Brasil. A NBR 9050 passou foi diversas revisões e cada uma deixou esse conjunto de regras mais completo e compreensível. 

Dessa forma, a NBR 9050 fala sobre as especificações do piso tátil direcional e do piso tátil de alerta. Vamos ver um resumo sobre o que o documento diz:

Piso Tátil Direcional

  • Define esse piso como piso “com relevos lineares, regularmente dispostos”;
  • A largura de base do relevo deve ter entre 30mm e 40mm;
  • A largura do topo do relevo deve ter entre 20mm e 30mm;
  • A altura do relevo deve ficar entre 3mm e 5mm. Mas, ela só pode ser 3mm se houverem placas sobrepostas, caso contrário a altura fica entre 4mm e 5mm;
  • A distância horizontal entre os centros do relevo deve ficar entre 70mm e 85mm;
  • A distância horizontal entre as bases do relevo deve ficar entre 45mm e 55mm.

Piso Tátil de Alerta

  • Define esse piso como um piso com “conjunto de relevos tronco-cônicos”;
  • O diâmetro da base do relevo deve ficar entre 22mm e 30mm;
  • A distância horizontal entre os centros dos relevos deve ficar entre 42mm e 53mm;
  • A distância diagonal entre os centros dos relevos deve ficar entre 60mm e 75mm;
  • A altura do relevo pode ficar entre 3mm e 5mm.

Então, essas são as especificações básicas para quem deseja instalar pisos táteis em projetos de acessibilidade. É primordial respeitas as regras, para que seu piso fique dentro dos parâmetros estabelecidos. E, por isso, é sempre importante contar com uma empresa especializada no assunto, como a Universal. 

Quais são os benefícios do porcelanato para escada antiderrapantes?

O porcelanato para escadas antiderrapantes reúne uma série de vantagens, o que torna o custo-benefício desse item excelente. O porcelanato, por exemplo, é muito resistente e por isso tem uso constante em ambientes externos. São locais onde circulam grandes quantidades de pessoas. Veja a seguir um resumo de cada vantagem:

  • Segurança: não poderíamos reforçar a questão de segurança. O piso de porcelanato vai ser de extrema utilidade para a mobilidade de pessoas com deficiência visual. Mas, como ele também é antiderrapante, traz ainda mais segurança, evitando tombos e acidentes que podem ser muito ruins;
  • Versatilidade: o piso de porcelanato pode ser usado em diversos tipos de ambientes, tanto internos como externos. Escolas, universidades, estações de trem, de metrô, hospitais e outros locais com grande circulação de pessoas se beneficiarão com esse piso;
  • Durabilidade: como destacamos anteriormente, esse piso suporta a locomoção de muitas pessoas. Ele não vai estragar ou sofrer a ação do tempo. O piso de porcelanato vai suportar a demanda, principalmente se você adquirir esse produto com uma empresa de confiança;
  • Custo-benefício: somando todas as vantagens citadas até aqui, não poderíamos deixar de mencionar o excelente custo-benefício desse tipo de piso. É aquela velha história: você não vai se arrepender, pois o investimento vale muito a pena;

Cumprimento das normas: agora vamos falar mais sério, seu projeto precisa cumprir com todas as normas técnicas no que diz respeito à acessibilidade. Negligenciar essa questão vai colocar pessoas em risco. E você ainda será penalizado pelos órgãos competentes.

Assim, não deixe para fazer as coisas “na última hora” e sob pressão. Faça tudo com tempo e calma, para ter um projeto excepcional. E claro, que atenda a todos, com base no princípio de inclusão. 

Entre em contato com a Universal

A última frase do tópico anterior resume bem como a Universal Acessibilidade pensa! Queremos ajuda a viabilizar ambientes mais acessíveis, viando a inclusão de todos. Afinal, o direito e ir e vir não pode ser “tomado” por conta da falta de planejamento. 

Para isso, pensamos sempre no que há de melhor e o piso de porcelanato para escada antiderrapante está entre as alternativas mais viáveis. 

Se você pensa como a gente, entre em contato com nossa equipe de especialistas. Veja como podemos te ajudar na elaboração de um projeto sólido e consciente a respeito da acessibilidade. Estamos esperando seu contato! 

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp