Piso tátil de concreto: principais cuidados e manutenção
Não é novidade que o piso tátil de concreto é um elemento fundamental...
As rampas de acesso para deficientes físicos são fundamentais para garantir a acessibilidade, algo que está garantido por lei! No Brasil, temos a Lei Brasileira de Inclusão, que estabelece normas com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades.
Dentro desse contexto, as rampas exercem um papel crucial. Elas permitem que pessoas com deficiência física acessem de forma autônoma e segura diferentes espaços. Porém, essas rampas possuem algumas características únicas, justamente para viabilizar a mobilidade dessas pessoas.
Assim, no artigo de hoje vamos falar mais sobre rampas de acesso para deficientes físicos. Confira o conceito por trás delas, funcionamento e vantagens, com destaque para a contribuição das rampas de acesso para uma sociedade mais inclusiva.
De forma geral, as rampas de acesso são estruturas projetadas para facilitar a locomoção de indivíduos com mobilidade reduzida. Isso inclui, por exemplo, cadeirantes, idosos e pessoas com alguma deficiência motora.
Dessa forma, as rampas de acesso para deficientes físicos, ao contrário do que muita gente pensa, não são úteis apenas para um grupo de pessoas, mas para vários! Nesse caso, elas servem como alternativa ou complemento às escadas. Elas evitam que a pessoa tenha que superar degraus ao ir de um nível para outro.
Nesse sentido, as estruturas das rampas de acesso podem ser confeccionadas com diversos materiais. Isso inclui concreto, metal ou madeira. Mas, em todos os casos, as estruturas devem seguir padrões técnicos, que visam garantir a segurança e conforto dos usuários.
Um exemplo de padrão pré-definido está na inclinação das rampas, que deve respeitas as normas técnicas. Aqui, temos a NBR9050 da ABNT, que é uma das principais normas brasileiras sobre o assunto. Ela define os requisitos mínimos para a acessibilidade em edifícios, sejam eles comerciais ou residenciais.
A principal características das rampas de acesso para deficientes físicos é que elas possuem um plano inclinado, que conecta dois ou mais níveis. Assim, permitem o deslocamento de pessoas sem barreiras físicas. Mas, para serem eficientes, precisam atender as normas técnicas, o que abrange alguns requisitos fundamentais, como:
Esses são os pontos básicos de funcionamento das rampas de acesso para deficientes físicos. A seguir, vamos nos aprofundar nas vantagens dessas estruturas.
As rampas de acesso para deficientes físicos oferecem inúmeros benefícios. Elas contribuem não apenas para a acessibilidade, mas para inclusão, mobilidade urbana e qualidade de vida de milhões de pessoas. Assim sendo, podemos destacar as seguintes vantagens:
De acordo com as vantagens acima, as rampas de acesso para deficientes são amplamente utilizadas em diversos tipos de projetos!
De maneira geral, as rampas de acesso podem ser instaladas em variados contextos e tipos de projetos, como:
A implementação das rampas de acesso para deficientes ainda enfrenta muitos desafios na nossa sociedade, apesar das inúmeras vantagens. O principal envolve a falta de planejamento urbano, algo que atinge grande parte das cidades brasileiras. Nesse caso, os espaços públicos carecem de infraestrutura adequada, excluindo pessoas com deficiência.
E isso fica mais evidente em regiões e áreas com topografia acidentada. Muitas vezes a falta de acessibilidade prejudica ações básicas do dia a dia. Isso inclui sair de casa para pegar um ônibus e ir ao trabalho.
Além disso, tanto o poder público como o privado ainda consideram que o investimento em acessibilidade representa um custo elevado. E isso é um empecilho para avançarmos nesse assunto!
Por fim, há ainda outros desafios, como manutenção das rampas e conscientização das pessoas a respeito da importância do tema. Por exemplo, é comum nos depararmos com rampas e demais estruturas mal conservadas. Nesse caso, elas se tornam perigosas, podendo causar acidentes e dificultar a mobilidade das pessoas.
As rampas de acesso para deficientes são muito mais do que apenas estruturas físicas. Elas representam um compromisso com a inclusão, respeito e direitos de pessoas com deficiência. Dessa forma, investir em acessibilidade ajuda na promoção da autonomia, segurança e igualdade de oportunidades.
Se você quer investir em um projeto acessível, seja elaborando um do zero ou fazendo adaptações a um já concluído, entre em contato com a Universal Acessibilidade. Contamos com uma série de produtos acessíveis para agregar na sua edificação, contribuindo para melhor acessibilidade.
Além disso, dispomos de uma equipe de especialistas que podem lhe auxiliar a respeito do assunto. Assim, você vai saber escolher os elementos acessíveis mais adequados, questões sobre a instalação e manutenção desses itens.
Então, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!
Não é novidade que o piso tátil de concreto é um elemento fundamental...
Em setembro deste ano, o tema acessibilidade para deficientes foi levantado em âmbito...
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!