Acessibilidade para deficientes para 2025: o que podemos projetar?
A acessibilidade para deficientes para 2025 é um assunto que promete muitos debates...
É preciso ter muita atenção na hora de projetar um banheiro acessível. Neste post, confira 6 pontos fundamentais para projetá-lo, inclusive como instalar pia para banheiro acessível!
Projetar um banheiro acessível pode ser um verdadeiro desafio. Afinal de contas, existem tantas normas e especificações de medidas de banheiro acessíveis, além disso, é preciso pensar muito bem no espaço e como organizá-lo da melhor forma.
Aliás, essa parte de lidar com espaços, muitas vezes, pequenos, também torna-se um obstáculo.
Apesar disso, o banheiro acessível é muito importante para oferecer mais igualdade e segurança para as pessoas em locais privados e públicos. Por isso, deve ser muito bem projetado.
No post de hoje, confira o que é um banheiro acessível, quais são as medidas mínimas para projetar um e quais são os pontos essenciais do projeto (incluindo como instalar pia para banheiro acessível). Confira!
Em suma, um banheiro acessível é um banheiro com adaptações para o uso de pessoas com algum tipo de necessidade especial ou dificuldade de locomoção, como as pessoas com próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas, e outras.
Geralmente, esses banheiros são equipados com barras de apoio e alarmes PcD.
A área de transferência prevista para cadeira de rodas é de cerca de 70-75 cm, que chegam até 150 cm para garantir circulação com o giro de 360° da própria cadeira. Por esse motivo, o ideal é que a planta de um banheiro acessível seja quadrada.
Normalmente, a medida ideal para fazer um banheiro acessível é de 200 cm x 200 cm, mas as dimensões mínimas previstas para banheiro PNE são 150 x 170 cm.
Na NBR 9050 é possível conferir com detalhes todas as exigências e medidas de banheiro acessível.
Mas, para te ajudar a criar um banheiro acessível seguro, destacamos 6 pontos fundamentais. Veja!
Na hora de projetar um banheiro acessível, é preciso levar em consideração que portas e acessos precisam ter dimensões maiores do que o comum, como você pôde ver no tópico anterior.
Caso a porta do banheiro acessível abra no sentido oposto da chegada do usuário, é necessário ter no mínimo 1,20 m livre para a chegada e 30 cm livres entre o alinhamento da abertura e a parede interna.
No entanto, se a folha da porta do banheiro acessível abrir em direção ao usuário, deve-se existir no mínimo 1,50 m livre na frente da porta e 60 cm livres entre o vão e a parede esquerda.
A porta do banheiro acessível deve ter, no mínimo, 80 cm de largura para que a cadeira de rodas passe sem problemas.
O ideal é que o piso do banheiro acessível não tenha nenhum desnível, para garantir a segurança dos usuários.
Mas, a NBR 9050 permite que exista um desnível de, no máximo, 1,5 cm entre o box e o restante do banheiro acessível.
Barras de apoio são essenciais para a movimentação do cadeirante em um banheiro acessível, e devem ficar ao lado do vaso sanitário, na pia e no boxe.
No caso do vaso sanitário no banheiro acessível, as barras de apoio devem ser instaladas nas paredes laterais e atrás do vaso. Isso ajudará o cadeirante na hora de fazer a transição entre a cadeira e o vaso sanitário.
No box do banheiro acessível com chuveiro, as barras de apoio devem estar posicionadas a uma altura de 75 cm do piso e ter o comprimento mínimo de 70 cm, a uma distância de 85 cm da parede lateral do banco.
As barras de apoio de banheiro acessível podem ser dobráveis ou não. A vantagem da segunda opção é que elas podem ser abaixadas ou levantadas, facilitando a movimentação do usuário.
No banheiro acessível com chuveiro, o box precisa ter uma dimensão mínima de 90×95 cm. Dentro dele é necessário ter um banco, dobrável ou removível, como dimensão de 45×70 cm e altura de 46 cm.
O assento de banheiro acessível precisa ter os cantos arredondados, além de ser impermeável e antiderrapante, para garantir a segurança do usuário.
Ao lado do banco também é preciso ter um espaço para que o cadeirante faça a transição da cadeira para o assento.
Na parede lateral do banco, devem ser instaladas duas barras de apoio, uma na vertical e outra na horizontal – também vale instalar uma única barra em formato de “L”.
O chuveiro de um banheiro acessível precisa ter duchas manuais. A ducha deve ser fixada na parede a uma altura de, no máximo, 1 metro. Os registros e misturadores para abrir a água do chuveiro precisam estar a uma altura de 1 metro também.
As torneiras do banheiro acessível, tanto do chuveiro como da pia, precisam ser do tipo alavanca, preferencialmente de monocomando.
Uma solução simples e eficaz para o box do banheiro acessível é o uso de cortina de plástico ou tecido.
A altura da pia do banheiro acessível deve ser de, no máximo, 80 cm, pois o cadeirante precisa encaixar as pernas embaixo do lavatório quando for usá-lo.
É por isso também que não é permitido incluir armário sob a pia.
A torneira tem que ficar a uma distância máxima de 50 cm para oferecer conforto ao usuário. Ela deve ser acionada por alavancas, sensor eletrônico ou dispositivos similares.
Como acabamos de ver, os armários de banheiro acessível não podem ser incluídos sob a pia, como acontece normalmente em outros tipos de banheiros.
Eles devem ser instalados a uma altura de, no máximo, 1,20 m. A quantidade de armários em banheiro acessível depende da necessidade do cliente, mas vale lembrar que quanto mais espaço ficar disponível no ambiente, melhor a circulação do usuário.
Gostou do post? Então, continue acompanhando o nosso blog!
A acessibilidade para deficientes para 2025 é um assunto que promete muitos debates...
As rampas de acesso para deficientes físicos são fundamentais para garantir a acessibilidade,...
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!