Norma para banheiro acessível: o que você precisa saber!
qual a norma que você deve conhecer para projetar um banheiro acessível

Para projetar um banheiro acessível, é essencial que você conheça a norma que estabelece seus critérios e parâmetros. Neste post, saiba qual é essa norma e quais são seus pontos principais.

Hoje em dia, levamos a acessibilidade muito em consideração na hora de construir algo.

Os espaços têm que ser pensados de forma acessível para todos, independente de suas dificuldades motoras, não é mesmo?

No entanto, na hora de projetar, sabemos que adequar o projeto às normas pode ser um grande desafio, ainda mais quando cada centímetro importa.

Neste post, entenda qual é a norma que você deve conhecer para projetar um banheiro acessível e quais são os seus critérios!

Conheça a NBR 9050

A NBR 9050 de 2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

Sendo assim, é essencial conhecer as normas antes de projetar qualquer coisa, inclusive um banheiro acessível.

LEIA TAMBÉM:
COMO PROJETAR BANHEIRO ACESSÍVEL NA PLANTA BAIXA?

Os principais pontos sobre banheiro acessível na NBR 9050

Para o projeto de banheiros acessíveis, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • É fundamental ter espaço para a manobra da cadeira de rodas dentro do banheiro. Ou seja, um espaço livre de raio suficiente para que a cadeira possa ser girada em 360°. Para isso, é preciso considerar um diâmetro livre de 1,50 m.
  • Ao lado da bacia sanitária, é necessário ter a instalação de barras, para garantir a transferência lateral, perpendicular e diagonal.
  • É preciso estar atento à possibilidade de alcance manual para acionamento da válvula sanitária, da torneira, das barras, puxadores e trincos e manuseio e uso de todos os acessórios. Além disso, é preciso garantir alcance visual ao espelho.
  • Os lavatórios devem garantir altura frontal livre na superfície inferior e na superfície superior de no máximo 0,80 m, para possibilitar o encaixe da cadeira de rodas. Por isso, deve ser instalado lavatório sem coluna ou com coluna suspensa ou lavatório sobre tampo.
  • Os pisos dos sanitários ou boxes sanitários precisam ser antiderrapantes, não ter desníveis junto à entrada ou soleira; ter grelhas e ralos posicionados fora das áreas de manobra e de transferência.

Para mais dicas sobre banheiros acessíveis e acessibilidade, continue acompanhando o nosso blog!

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp