Pontos mais importantes para implementação e uso da escada acessível

A implementação e uso de escadas acessíveis são elementos que fazem parte da sociedade. Este item contempla a necessidade dos espaços públicos e privados contarem com dispositivos de orientação e segurança nestes ambientes.

Porém, para fornecer o deslocamento adequado, as escadas acessíveis devem obedecer a diversos parâmetros. São diretrizes que fazem parte da legislação atual a respeito do tema. Esses pontos dizem respeito a vários aspectos. Eles incluem as dimensões específicas da escada, altura dos degraus. Além disto há os níveis de conforto que ela oferece para os usuários, protegendo-os de eventuais acidentes.

Caso você queira conferir os pontos mais importantes para implementação e uso da escada acessível, preste atenção nesse texto. Confira algumas informações essenciais sobre o item. Assim você pode ter em mente as principais especificações que são determinadas pela legislação atual que incide sobre a acessibilidade no país.

Além disso, saiba também porque a Universal Acessibilidade é a sua melhor opção para a instalação de escadas acessíveis. Trata-se de um trabalho que conta com a experiência e qualidade na execução de projetos para o segmento.

Como promover a acessibilidade em escadas de acordo com a NBR 9050

Para promover a acessibilidade em escadas, é preciso estar atento às principais orientações da NBR 9050. Ela regula as especificações de segurança e posicionamento desse tipo de estrutura em imóveis e espaços públicos. Nesse sentido, para realizar um projeto de escada acessível que seja permitido pela lei, deve atender a uma série de requisitos importantes. Veja alguns deles abaixo:

Dimensões da escada acessível: a escada acessível deve possuir uma largura mínima de 1,20 m. Além disso, o primeiro e o último degrau precisam ser construídos com 30 cm de distância em relação às áreas de circulação adjacentes. Para os locais que não tiverem paredes no entorno, é necessário que as escadas tenham guias de balizamento.

Direcionamento do caminho: quando o trajeto da escada muda de direção, é necessário que exista uma altura maior no ponto de mudança do caminho. Isso se aplica a escadas acessíveis que possuem uma altura a partir de 3,20 m.

Restrição a espelhos vazados: outro elemento importante é que os espelhos das escadas não sejam vazados. Essa parte contempla as superfícies verticais entre um degrau e outro. Isso previne que os deficientes enrosquem os pés nesses espaços e sejam vítimas de acidentes. Quando o espelho for inclinado, a aresta pode avançar, no máximo, 1,5 cm sobre o piso abaixo.

Faça um projeto de escada acessível com a Universal Acessibilidade

Há mais de 4 anos no mercado, a Universal Acessibilidade já é uma empresa de destaque no setor em função da qualidade de seus serviços e variedade dos produtos oferecidos. Fornecemos ao cliente as melhores opções de itens de acessibilidade existentes atualmente. Além disso, nossa empresa também executa a fabricação e construção das escadas acessíveis em projetos de imóveis diversos. A Universal também realiza adequações de escadas em prédios já existentes que buscam se adequar às principais determinações da lei.

Entre em contato com a Universal Acessibilidade e conheça mais os serviços que estão à sua disposição.

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp