Veja os tipos de acessibilidade para deficientes
A acessibilidade para deficientes é cada vez mais importante em projetos arquitetônicos do...
A acessibilidade se refere ao conjunto de condições que permitem as pessoas com deficiência participar das mais variadas atividades cotidianas. Esse termo está ligado à inclusão delas por meio de vários recursos, desde corrimão acessível até piso tátil.
Porém, a acessibilidade é um processo que vai além disso, já que se relaciona com aspectos de cidadania e igualdade. Assim sendo, é muito importante que esse conceito seja incorporado no ensino de educação infantil. Mas como fazer isso? Saiba mais a seguir.
Para pessoas com deficiência, acessibilidade significa facilidade de poder ter acesso a lugares, caminhos e atividades em geral. Nesse sentido, para cumprir esse objetivo, é preciso mais do que aspectos logísticos e de arquitetura. É necessário um esforço conjunto de toda a sociedade.
Dessa forma, na medida em que a acessibilidade é trabalhada com crianças e adolescentes, cria-se uma consciência de inclusão. Vamos pegar como exemplo a própria escola. Alunos com algum tipo de deficiência também tem direito de se integrar ao espaço educacional que se inserem.
Nesse sentido, a falta de conhecimento dos demais sobre questões de acessibilidade dificulta muito esse processo. Por mais que o local conte com uma estrutura completa, com corrimão acessível, rampa e piso tátil, isso não basta.
Os demais estudantes precisam compreender a importância dessa infraestrutura. Eles devem ter empatia com quem precisa utiliza-la, além de saber como proceder caso precisem ajudar pessoas com deficiência. Por esses motivos, a acessibilidade na educação infantil é fundamental.
É claro que, na medida em que os estudantes crescem fica mais fácil entender a acessibilidade de forma geral. Mas no caso da educação infantil, o uso de exemplos concretos nesse sentido é o mais recomendável. Para tanto, algumas atividades educacionais podem fazer a diferença.
Nesse sentido, o mais importante é engajar as crianças no aprendizado das diferentes facetas da acessibilidade. Para tanto, veja abaixo alguns exemplos de atividades nesse sentido:
O principal objetivo dessas atividades é trabalhar com a consciência e a inclusão social. E claro, mostrar aos alunos da educação infantil que uma sociedade acessível é melhor e mais feliz. Na medida em que cumprir esse objetivo, a escola estará criando cidadãos exemplares.
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