Como Trabalhar Acessibilidade na Educação Infantil? | Universal Acessibilidade - Produtos de Acessibilidade
corrimão acessível

A acessibilidade se refere ao conjunto de condições que permitem as pessoas com deficiência participar das mais variadas atividades cotidianas. Esse termo está ligado à inclusão delas por meio de vários recursos, desde corrimão acessível até piso tátil.

Porém, a acessibilidade é um processo que vai além disso, já que se relaciona com aspectos de cidadania e igualdade. Assim sendo, é muito importante que esse conceito seja incorporado no ensino de educação infantil. Mas como fazer isso? Saiba mais a seguir.

Qual a importância de trabalhar a acessibilidade na educação infantil?

Para pessoas com deficiência, acessibilidade significa facilidade de poder ter acesso a lugares, caminhos e atividades em geral. Nesse sentido, para cumprir esse objetivo, é preciso mais do que aspectos logísticos e de arquitetura. É necessário um esforço conjunto de toda a sociedade.

Dessa forma, na medida em que a acessibilidade é trabalhada com crianças e adolescentes, cria-se uma consciência de inclusão. Vamos pegar como exemplo a própria escola. Alunos com algum tipo de deficiência também tem direito de se integrar ao espaço educacional que se inserem.

Nesse sentido, a falta de conhecimento dos demais sobre questões de acessibilidade dificulta muito esse processo. Por mais que o local conte com uma estrutura completa, com corrimão acessível, rampa e piso tátil, isso não basta. 

Os demais estudantes precisam compreender a importância dessa infraestrutura. Eles devem ter empatia com quem precisa utiliza-la, além de saber como proceder caso precisem ajudar pessoas com deficiência. Por esses motivos, a acessibilidade na educação infantil é fundamental.

Dicas de atividades para trabalhar a acessibilidade com crianças

É claro que, na medida em que os estudantes crescem fica mais fácil entender a acessibilidade de forma geral. Mas no caso da educação infantil, o uso de exemplos concretos nesse sentido é o mais recomendável. Para tanto, algumas atividades educacionais podem fazer a diferença.

Nesse sentido, o mais importante é engajar as crianças no aprendizado das diferentes facetas da acessibilidade. Para tanto, veja abaixo alguns exemplos de atividades nesse sentido:

  • Rodas de conversas com os alunos sobre diferenças físicas e deficiências;
  • Criação de cartazes para o ambiente escolar, com conteúdos de respeito as diferenças;
  • Recriação de sistemas utilizados por pessoas com deficiência, como escrita em braile;
  • Brincadeiras mais antigas, que possam incluir todos os alunos sem nenhum obstáculo.

O principal objetivo dessas atividades é trabalhar com a consciência e a inclusão social. E claro, mostrar aos alunos da educação infantil que uma sociedade acessível é melhor e mais feliz. Na medida em que cumprir esse objetivo, a escola estará criando cidadãos exemplares.

As melhores soluções em acessibilidade, como corrimão acessível

Se você está a procura de produtos e infraestrutura acessível, conte com uma loja especializada. A Universal Acessibilidade dispõe de ampla gama de itens para os mais diversos espaços. Tenha acesso a corrimão acessível, piso tátil, placas em braile e muito mais.

Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba mais informações. A Universal Acessibilidade quer fazer a sua parte para tornar o mundo mais acessível. E claro, contribuir para o ensino desse processo desde a educação infantil.

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp