Como projetar e administrar projetos de piso tátil interno? | Universal Acessibilidade - Produtos de Acessibilidade
piso tatil

Hoje em dia o piso tátil interno está presente em quase todo tipo de projeto arquitetônico. Isso porque é cada vez mais importante pensar em questões como acessibilidade para pessoas com deficiência visual. 

piso tatil

Assim, diminuir os riscos no deslocamento dessas pessoas é o grande objetivo e vantagem do piso tátil interno. Mas é preciso dedicar uma atenção especial na hora de projetar e administrar projetos com esse tipo de item. 

Por isso, veja a seguir mais detalhes sobre o piso tátil interno em projetos e como esse item pode beneficiar sua edificação. 

Saiba como administrar uma obra com projeto de instalação e manutenção de piso tátil interno!

O piso tátil é utilizado em diversos tipos de estabelecimentos e auxilia no deslocamento de pessoas com deficiência visual. No entanto, essas peças também podem auxiliar idosos, crianças ou até mesmo turistas. 

Neste sentido, basicamente existem dois tipos de piso tátil interno e externo: 

  • Piso tátil de alerta: o famoso “piso de bolinhas”, serve como um sinal de atenção e alerta. Dessa forma, ele é instalado no final de escadas, rampas, entradas, saídas, porta dos elevadores e acessos diversos. Também pode indicar algum obstáculo, como a presença de um balcão de atendimento, por exemplo;
  • Piso tátil direcional: serve para direcionar a pessoa a determinado local, orientando seu trajeto e promovendo a segurança no percurso. Em ambientes internos, são usados em corredores e em locais mais amplos, por exemplo. 

Assim, vale ressaltar que o uso desses pisos cumpre a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004. Então, ao instalar o piso tátil interno, você estará cumprindo a lei e, principalmente, facilitando a vida das pessoas. 

No entanto, administrar uma obra com o piso tátil interno não é uma tarefa tão simples. Dessa forma, é preciso levar em consideração:

  • O tipo de piso tátil que será utilizado em cada ambiente (de alerta ou direcional);
  • É preciso contar com pessoal qualificado para instalar esse tipo de piso;
  • Também se deve garantir a compra de material qualificado;
  • Por fim, saiba onde instalar o piso tátil interno, pois o excesso deles pode confundir ainda mais as pessoas. 

Considerações importantes sobre o piso tátil interno

Esse tipo de piso também ostenta cores fortes e chamativas para o auxílio a pessoas com baixa visão. Assim, tudo isso é preciso levar em conta já na hora do projeto da obra. Neste sentido, o engenheiro ou arquiteto responsável fica com a incumbência de pensar em tudo.

Até porque, instalar o piso tátil em locais inapropriados vai anular todas as suas vantagens. Então, o profissional responsável pelo projeto precisa estar ciente das normas e leis relacionadas a aplicação deste tipo de item. 

A matéria-prima e forma como o piso tátil é fixado ao chão também mudam de acordo com o projeto. Existem, por exemplo, o piso tátil é fixado com ajuda de parafusos ou o piso fixado com garras, ideal para carpetes. 

No quesito matéria-prima, temos o piso tátil de porcelanato, inox, PVC, entre outros. Assim, cada tipo deve ser analisado pelo projetista, para que se faça a escolha certa. 

Esse é o principal ponto na administração de projetos de piso tátil interno. Dessa forma, na hora de projetar sua construção, entre em contato com a Universal Acessibilidade. Assim você terá a certeza de adquirir o que há de melhor em piso tátil interno. 

Trabalhamos com os mais eficazes modelos de piso tátil, interno e externo, e garantimos a qualidade do material oferecido. Então, ao pensar em sustentabilidade, acessibilidade e normas técnicas, entre em contato conosco e conheça nossa variedade de itens.

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp