Veja os tipos de acessibilidade para deficientes
A acessibilidade para deficientes é cada vez mais importante em projetos arquitetônicos do...
O banheiro acessível é muito importante para garantir o bem estar e segurança de idosos, pessoas paraplégicas e todos que precisam de apoio na hora de utilizar o banheiro. Neste post, confira como fazer um banheiro acessível!
Para auxiliar no apoio físico das PcDs nas diferentes necessidades em um banheiro, existem recursos que tornam o local acessível e seguro, como as barras de apoio, que oferecem o suporte ideal, e alarmes PcD.
Sendo assim, podemos dizer que um banheiro acessível é aquele que é adequado e seguro para diferentes tipos de necessidades.
Para entender mais sobre o assunto, e saber como fazer um banheiro acessível, acompanhe este post!
As barras de apoio são itens que auxiliam pessoas que precisam de ajuda ao utilizar o banheiro, como idosos e pessoas paraplégicas. Essas barras contribuem com a segurança e o conforto das pessoas no momento de utilizar o vaso sanitário, na hora do banho ou em outros tipos de uso dos banheiros.
Vale lembrar que é importante se atentar a determinados detalhes e respeitar regras bastante rígidas na hora instalá-las.
As regras para a instalação das barras de apoio estão descritas na norma técnica NBR 9050 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, que tem o objetivo de assegurar que essas pessoas consigam acessar e usar qualquer ambiente sozinhas e com segurança – independente de sua idade, altura ou capacidade de se movimentar, de enxergar ou de ouvir.
Os alarmes PcD, também chamados de alarmes de banheiro, são acionados quando o usuário precisa de ajuda. Por isso, são itens de extrema importância em obras de acessibilidade.
Como a NBR 9050 determina, os acionadores destes alarmes são instalados em pontos estratégicos dentro dos banheiros adaptados. Assim, facilitando o pedido de ajuda em casos de emergência.
Segundo a NBR 9050, os sanitários de locais públicos também devem ter sinalização com placas braile nos batentes das portas, além de sinalização com pictogramas nas mesmas.
De maneira geral, o banheiro acessível apresenta diversas utilidades e vantagens, como oferecer um local adequado para diferentes necessidades e, mais que isso, ajudar pessoas, sejam elas crianças, idosos ou portadores de deficiência, a se locomoverem com segurança.
A acessibilidade deixou de ser um diferencial dos locais e passou a ser uma verdadeira obrigação.
A área de transferência prevista para cadeira de rodas é de cerca de 70-75 cm, que chegam até 150 cm para garantir circulação com o giro de 360° da própria cadeira. Dessa forma, a planta de um banheiro acessível precisa ser quadrada.
Normalmente, a medida ideal para fazer um banheiro acessível é de 200 cm x 200 cm. No entanto, as as dimensões mínimas previstas para banheiro PNE são 150 x 170 cm.
Para você entender ainda mais como fazer um banheiro acessível, trouxemos alguns pontos das normas de acessibilidade NBR 9050 da ABNT. Confira abaixo:
Gostou do post? Então, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de banheiros acessíveis!
A acessibilidade para deficientes é cada vez mais importante em projetos arquitetônicos do...
A acessibilidade envolve um conjunto de soluções abrangentes e entre elas está o...
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!