Calçada com piso tátil: entenda como deve ser feita a instalação correta! | Universal Acessibilidade - Produtos de Acessibilidade
calçada com piso tátil

A calçada com piso tátil é uma parte essencial em projetos que envolvem acessibilidade em espaços públicos. Elas servem, sobretudo, para garantir a mobilidade de deficientes visuais em plena segurança, evitando acidentes. 

Nos últimos anos, a sociedade vem se conscientizando da importância dos projetos acessíveis. Assim, tanto o setor público como o privado estão investindo cada vez mais em estruturas que englobam elementos inclusivos. 

Isso inclui itens como o piso tátil em para calçadas. Dessa forma, a relevância desse elemento é notável e suas vantagens são enormes. Um projeto acessível fará toda a diferença na vida de pessoas cegas ou com baixa visão!

Porém, muita gente não sabe que a instalação desses elementos segue rígidas diretrizes. Todas são estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A principal norma desse segmento é a NBR9050. 

Por isso, no artigo de hoje vamos abordar mais essas questões técnicas. Você vai ter uma noção básica de como instalar o piso tátil em calçadas de acordo com essas normas. 

Quais são os tipos de piso tátil para calçada?

Na prática, existem dois tipos de piso tátil para calçada, levando em conta a finalidade deles. Claro que ambos visam sempre a acessibilidade no que diz respeito a mobilidade de pessoas cegas ou com baixa visão. 

No entanto, temos o piso tátil direcional e o de alerta. O piso tátil direcional serve para direcionar o indivíduo ao longo da calçada. Ele indica o caminho certo a se percorrer. Assim, a pessoa não corre o risco, por exemplo, de avançar para a rua, tropeçar ou até mesmo cair. 

O piso tátil direcional é composto por linhas retas e paralelas em relevo. Elas entrarão em contato com a bengala da pessoa cega para indicar o caminho seguro. As placas desse piso precisam ter sua instalação correta, levando em conta o direcionamento das linhas. 

Já o piso tátil de alerta é conta com esferas (bolinhas) em relevo. Ele serve para indicar um obstáculo físico no caminho da pessoa. Quando o deficiente visual se depara com esse piso, ele sabe que há um obstáculo e que precisa desviar sua rota. 

Em calçadas, o piso de alerta indica a presença de postes, placas, desníveis no solo, degraus e rampas. Ele sempre é instalado antes do obstáculo e são essenciais quando o assunto é segurança.

Os pisos táteis também podem ser classificados de acordo com os seus materiais de fabricação. Por exemplo, existem os pisos táteis de PVC, de inox, de concreto ou de porcelanato. 

Veja como é a instalação correta do piso tátil para calçadas

Agora vamos ver como deve ser feita a instalação do piso tátil para calçadas. 

Piso Tátil Direcional 

Em calçadas com largura igual ou superior a 3,10 metros, esse piso deve ser instalado a 40 centímetros do alinhamento (base) das edificações. Esse tipo de calçada é chamado de “passeio largo”. 

Mas, em calçadas mais estreitas (menos de 3,10 metros), a orientação é outra. Nesse caso, o piso pode ser aplicado apenas onde há descontinuidade do alinhamento (base) da edificação. 

Ou seja, ele não precisa ser instalado em todo o passeio. Sua colocação é apenas onde há alguma alteração no alinhamento que possa prejudicar a orientação do indivíduo. 

Piso Tátil de Alerta

A calçada com piso tátil de alerta também segue algumas diretrizes. Nesse caso, o piso de alerta deve ser instalado ao redor de obstáculos com 60 a 210 centímetros de altura em relação ao piso. 

Porém, esses obstáculos precisam conter um volume maior em suas partes superiores, de modo que uma bengala não consiga detectá-los. Outro ponto importante diz respeito a distância do obstáculo do meio-fio. 

Se ele tiver a menos de 60 centímetros do meio-fio, o piso de alerta deve ser instalado até ele. E nos 60 centímetros nos demais lados.

Além dessas diretrizes, há outras a respeito de questões específicas de cada calçada. Por exemplo, nas travessias de pedestres, o piso tátil deve ser instalado de maneira a formar um “T”. A ideia é indicar o início da rua. Esse “T” precisa ser composto por pisos direcionais e de alerta. 

O piso direcional, que vai conduzir a pessoa até a travessia de pedestre, deve conter duas faixas de ladrilhos. Já o piso de alerta deve ser instalado a 50 centímetros da sarjeta (início da rua). Além disso, em sua composição devem constar três faixas de ladrilho. A largura da travessia de pedestre também precisa ser levada em conta. Afinal, o piso de alerta deve ser instalado em toda ela.  

Outras considerações sobre o piso tátil para calçadas

A instalação do piso tátil é repleta de detalhes que não podem ser negligenciados. Abaixo confira alguns deles:

  • Informe a existência de desníveis ou outras situações que não poderão ser detectadas pela bengala longa;
  • Oriente quanto ao posicionamento de equipamentos como, por exemplo, guichês de autoatendimento;
  • Indique mudanças de direção na calçada;
  • Informe sobre a presença de obstáculos como degraus, rampas, escadas ou mudanças de patamares no solo;
  • Quando o piso direcional mudar de direção e essa mudança ficar entre 90° e 150°, é preciso utilizar o piso de alerta com dimensões dobradas em relação a largura do piso direcional;
  • Quando três faixas direcionais se encontrarem, o piso de alerta deve ser aplicado. Nesse caso, o tamanho do piso de alerta deve ser proporcionalmente o triplo do direcional;
  • Além disso, indique sempre o local da travessia de pedestre, como explicamos no tópico anterior;
  • Por fim, os pisos táteis em calçadas sofrem com alto desgaste. Afinal, eles estão sujeitos às condições climáticas e recebem grande fluxo de pedestres. Assim, além de fazer as devidas manutenções, com o passar do tempo talvez as placas dos pisos precisem ser substituídas. 

Atenção com a altura dos relevos

Além das orientações que mostramos até agora, há também uma grande preocupação com a altura dos relevos. Isso é algo contido nas normas técnicas e precisa ser levado em conta. 

Nesse caso, a altura dos relevos em pisos táteis deve ficar entre 3 e 5 milímetros. A distância de base do relevo deve ficar entre 22 milímetros e 30 metros. Já a distância horizontal entre os centros dos relevos precisa ficar entre 42 e 53 milímetros. 

Por fim, a distância diagonal entre os centros do relevo deve ficar entre 60 e 75 milímetros. Essas são algumas orientações básicas. Nesse sentido, as empresas especializadas nesse segmento disponibilizam materiais que seguem exatamente as diretrizes das normas técnicas.  

Entre em contato com a Universal Acessibilidade

Para não ter problemas na hora de viabilizar um projeto de acessibilidade, é essencial contar com uma empresa de confiança e com experiência nesse setor.

Nesse sentido, você pode confiar na Universal Acessibilidade para seu projeto de calçada com piso tátil. A Universal Acessibilidade é especializada na criação, fabricação e instalação de produtos para projetos acessíveis. 

Atendemos uma ampla gama de clientes, que incluem escolas, condomínios, centros comerciais, indústrias, universidades, entre outros. Assim, podemos contribuir de maneira efetiva com seu projeto. 

Além do mais, prezamos pela qualidade dos nossos produtos, agregando valor e sempre aperfeiçoando o custo-benefício deles. A Universal Acessibilidade está atenta às novidades desse segmento. Assim, está prepara para oferecer o que há de mais moderno seja para projetos novos ou para adaptações de edificações e calçadas já existentes. 

Então, entre em contato hoje mesmo com nossa equipe. Veja como podemos iniciar uma parceria de sucesso em busca de um mundo mais acessível. 

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp