Acessibilidade para deficientes para 2025: o que podemos projetar?
A acessibilidade para deficientes para 2025 é um assunto que promete muitos debates...
Como planejar um banheiro acessível adequado para quem possui alguma deficiência física e/ou mobilidade reduzida? Neste post, confira medidas e a disposição dos elementos para projetar um banheiro acessível na planta baixa.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, visual, física e/ou intelectual. Se considerarmos a deficiência física, o valor é de 1,3% e quase a metade destes possui grau intenso ou muito intenso de limitações.
Além disso, todos nós podemos passar por um período de deficiência, como problemas de coluna, pós operatórios e outras situações que precisam de um acesso facilitado aos espaços.
Sendo assim, podemos dizer que o banheiro acessível é uma solução mais que necessária para toda necessidade, e deve ser projetado cautelosamente.
A seguir, saiba como projetar banheiro acessível na planta baixa!
Em suma, para projetar um banheiro acessível, você deve saber de três pontos fundamentais:
Banheiros adaptados são feitos especialmente para quem utiliza cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos, crianças, gestantes e obesos.
É imprescindível seguir as recomendações da NBR 9050 para criar o projeto do local adaptado.
Os sanitários para deficientes físicos precisam ser facilmente acessados, localizados próximos das circulações principais e sinalizados. Sua entrada deve ser independente, para que uma pessoa do sexo oposto possa auxiliar.
LEIA TAMBÉM:
AS MEDIDAS PARA BANHEIRO ACESSÍVEL
Os banheiros acessíveis são obrigatórios em edificações públicas (do governo ou que trabalhem para este), privadas de uso comum (como em edifícios residenciais – em locais como salões de festa) e em edificações coletivas (hotéis, locais esportivos, religiosos, prestadoras de serviços, etc).
Além disso, os banheiros acessíveis também podem ser feitos em ambientes residenciais, trazendo mais conforto e segurança para os moradores.
A distribuição das peças sanitárias, assim como o tipo e a posição das barras de apoio, podem ser escolhidas dentro de um leque reduzido de opções da NBR 9050.
Entretanto, a existência destas possibilidades, somada ao fato de cada ambiente ter suas características particulares, faz com que existam várias possibilidades de layout.
Sendo assim, mostraremos a seguir opções baseadas nisso, com modelos mínimos para um banheiro acessível.
Para começar, confira algumas medidas e informações que são a base para qualquer projeto:
E então, gostou das dicas sobre como projetar um banheiro acessível na planta baixa?
Para mais dicas sobre banheiros acessíveis e acessibilidade, continue acompanhando o nosso blog!
A acessibilidade para deficientes para 2025 é um assunto que promete muitos debates...
As rampas de acesso para deficientes físicos são fundamentais para garantir a acessibilidade,...
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!