Banheiro acessível e NBR 9050: o que você precisa saber | Universal Acessibilidade - Produtos de Acessibilidade
Banheiro acessivel e nbr9050 o que você precisa saber

Conhecer a NBR 9050 é fundamental para a projeção de espaços acessíveis, inclusive o banheiro acessível. Neste post, confira tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Quando falamos em edificações públicas, não podemos deixar de levar em consideração que os espaços sejam pensados de forma acessível para todos, independente de suas dificuldades motoras.

Mas, na hora de projetar, sabemos que “adequar” o projeto às normas pode ser uma grande dor de cabeça, ainda mais quando cada centímetro importa.

A NBR 9050 de 2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Dessa forma, é fundamental conhecer as normas antes de projetar qualquer coisa, inclusive um banheiro acessível.

Hoje, vamos entender mais sobre banheiros acessíveis e a NBR 9050.

Para que serve a NBR 9050?

A NBR 9050 é responsável por estabelecer critérios e parâmetros para o projeto, a construção, a instalação e a adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.

Em outras palavras, essa norma contém regras para uma grande diversidade de acessórios, sinalizações e estruturas cuja utilização deve ser garantida a todos, de maneira autônoma, independente e segura.

Principais pontos sobre banheiro acessível na NBR 9050

Para o projeto de banheiros acessíveis, é fundamental considerar:

  • É imprescindível ter espaço para a manobra da cadeira de rodas dentro do banheiro. Ou seja, um espaço livre de raio suficiente para que a cadeira possa ser girada em 360°. Para isso, é preciso considerar um diâmetro livre de 1,50 m.
  • Ao lado da bacia sanitária, é preciso ter a instalação de barras, para garantir a transferência lateral, perpendicular e diagonal.
  • É essencial estar atento à possibilidade de alcance manual para acionamento da válvula sanitária, da torneira, das barras, puxadores e trincos e manuseio e uso de todos os acessórios. Além disso, é preciso garantir alcance visual ao espelho.
  • Os lavatórios devem garantir altura frontal livre na superfície inferior e na superfície superior de no máximo 0,80 m, para possibilitar o encaixe da cadeira de rodas. Por isso, deve ser instalado lavatório sem coluna ou com coluna suspensa ou lavatório sobre tampo.
  • Os pisos dos sanitários ou boxes sanitários precisam ser antiderrapantes, não ter desníveis junto à entrada ou soleira; ter grelhas e ralos posicionados fora das áreas de manobra e de transferência.
Banheiro acessível NBR 9050

Fonte: archdaily

Confira na figura a seguir um banheiro mínimo acessível, que compreende bacia sanitária e lavatório:

Banheiro acessível NBR 9050

Fonte: archdaily

Para mais dicas sobre banheiros acessíveis e acessibilidade, continue acompanhando o nosso blog!

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp