Acessibilidade atitudinal: entenda o que é e sua importância | Universal Acessibilidade - Produtos de Acessibilidade

Você já ouviu falar em acessibilidade atitudinal? De forma geral, esse tema está super em alta nos dias atuais. E já era tempo! Afinal de contas, a acessibilidade envolve empatia com o próximo. 

A inclusão de todas as pessoas na sociedade é um desafio urgente que precisa ser adotado rotineiramente e espontaneamente. Não apenas por empresas, órgãos públicos ou privados, mas por qualquer pessoa que queira melhorar a sociedade.

Nesse sentido, você sabia que a acessibilidade não envolve apenas pessoas com deficiência? E que uma simples atitude pode contribuir para a qualidade de vida de um indivíduo e melhorar sua experiência em um ambiente? 

Então, é sobre isso que se trata a acessibilidade atitudinal. A Universal Acessibilidade está empenhada nessa questão. Assim, saiba mais detalhes sobre o tema a seguir. 

O que é acessibilidade atitudinal?

Quando falamos em acessibilidade, lembramos de várias situações. A maioria está relacionada às adaptações que são feitas em ambientes visando o fácil acesso de pessoas com deficiência. Isso inclui, por exemplo, rampas para cadeirantes e sinalização específica para cegos. 

No entanto, a acessibilidade atitudinal é um conceito que vai muito mais além. Pessoas com algum tipo ou grau de deficiência não sentem apenas dificuldades no quesito mobilidade. 

Há uma barreira considerável nos relacionamentos interpessoais. E esses obstáculos podem ser grandiosos. Não estamos falando de relacionamentos mais íntimos, porém de situações do dia a dia que fazem toda a diferença para pessoas com deficiência. 

Nesse sentido, a acessibilidade atitudinal consiste na aplicação de algumas práticas que visam eliminar ou diminuir esses obstáculos sociais. Ou seja, atitudes são capazes de viabilizar a inclusão dessas pessoas. 

Aplicando na prática esse conceito

Mas como aplicar o conceito de acessibilidade atitudinal? Vamos ver alguns exemplos que qualquer cidadão pode adotar no dia a dia:

  • Use sempre o termo “pessoas com deficiência”, e não “deficientes”;
  • Se dirija diretamente a pessoa e não ao seu acompanhante, afinal de contas, ela não é invisível;
  • Não trate o indivíduo como “coitadinho” ou com uma linguagem infantilizada e/ou inadequada;
  • Se tiver dúvida de como agir em determinada situação, sempre pergunte para a pessoa. Por exemplo, no caso de uma pessoa cadeirante, não tenha receio de perguntar qual a melhor forma de movimentar a cadeira;
  • Sempre ouça o que a pessoa tem a dizer.

Por incrível que pareça, essas pequenas atitudes podem promover de forma eficiente a inclusão. Além do mais, se trata de empatia que todos deveriam adotar de forma natural e espontânea. 

Mas, infelizmente, nem sempre é isso que acontece. Assim, se você é dono de algum empreendimento comercial, não deixe de orientar de forma adequada seus colaboradores. Além, claro, de cuidar com suas próprias atitudes. E jamais deixar de lado os outros tipos de acessibilidade. 

Conte com a Universal Acessibilidade

Proporcionar ambientes acessíveis para todos é a missão da Universal Acessibilidade. Por isso estamos atentos às questões envolvendo a acessibilidade atitudinal. 

Possuímos uma equipe especializada que pode lhe orientar em relação a isso e a tudo que envolve a busca por um ambiente acessível. Converse conosco hoje mesmo e conheça nossos serviços. 

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp