Tudo o que você precisa saber sobre rampas de acesso para deficientes físicos | Universal Acessibilidade - Produtos de Acessibilidade

As rampas de acesso para deficientes físicos são fundamentais para garantir a acessibilidade, algo que está garantido por lei! No Brasil, temos a Lei Brasileira de Inclusão, que estabelece normas com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades. 

Dentro desse contexto, as rampas exercem um papel crucial. Elas permitem que pessoas com deficiência física acessem de forma autônoma e segura diferentes espaços. Porém, essas rampas possuem algumas características únicas, justamente para viabilizar a mobilidade dessas pessoas.

Assim, no artigo de hoje vamos falar mais sobre rampas de acesso para deficientes físicos. Confira o conceito por trás delas, funcionamento e vantagens, com destaque para a contribuição das rampas de acesso para uma sociedade mais inclusiva. 

O que são rampas de acesso para deficientes físicos?

De forma geral, as rampas de acesso são estruturas projetadas para facilitar a locomoção de indivíduos com mobilidade reduzida. Isso inclui, por exemplo, cadeirantes, idosos e pessoas com alguma deficiência motora. 

Dessa forma, as rampas de acesso para deficientes físicos, ao contrário do que muita gente pensa, não são úteis apenas para um grupo de pessoas, mas para vários! Nesse caso, elas servem como alternativa ou complemento às escadas. Elas evitam que a pessoa tenha que superar degraus ao ir de um nível para outro. 

Nesse sentido, as estruturas das rampas de acesso podem ser confeccionadas com diversos materiais. Isso inclui concreto, metal ou madeira. Mas, em todos os casos, as estruturas devem seguir padrões técnicos, que visam garantir a segurança e conforto dos usuários. 

Um exemplo de padrão pré-definido está na inclinação das rampas, que deve respeitas as normas técnicas. Aqui, temos a NBR9050 da ABNT, que é uma das principais normas brasileiras sobre o assunto. Ela define os requisitos mínimos para a acessibilidade em edifícios, sejam eles comerciais ou residenciais. 

Funcionamento das rampas de acesso

A principal características das rampas de acesso para deficientes físicos é que elas possuem um plano inclinado, que conecta dois ou mais níveis. Assim, permitem o deslocamento de pessoas sem barreiras físicas. Mas, para serem eficientes, precisam atender as normas técnicas, o que abrange alguns requisitos fundamentais, como:

  • Inclinação Adequada: deve ser suave, permitindo o uso por parte dos cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, sem a necessidade de grandes esforços. No Brasil, recomenda-se uma inclinação de, no máximo, 8,33%. Ou seja, para cada metro de altura, a rampa deve ter 12 metros de extensão;
  • Superfície Antiderrapante: a rampa deve contar sempre com um revestimento adequado para prevenir escorregões, especialmente em condições de umidade excessiva. Nesse caso, entram em cena também os pisos táteis, de alerta e direcional, que auxiliam deficientes visuais no percurso da rampa;
  • Corrimãos: os dois lados da rampa precisam contar com corrimões, oferecendo suporte e segurança adicional aos usuários; 
  • Largura Mínima: as rampas devem permitir o trânsito de cadeiras de rodas. Por isso, geralmente são mais largas. Elas possibilitam também a passagem de outros equipamentos de mobilidade, sem maiores problemas. As normas técnicas mencionam que a largura mínima de uma rampa de acesso deve ser de 1,20m;
  • Descanso: em rampas muito longas, áreas de descanso são necessárias, instaladas em intervalos regulares para reduzir o esforço físico.

Esses são os pontos básicos de funcionamento das rampas de acesso para deficientes físicos. A seguir, vamos nos aprofundar nas vantagens dessas estruturas. 

Vantagens das rampas de acesso para deficientes físicos

As rampas de acesso para deficientes físicos oferecem inúmeros benefícios. Elas contribuem não apenas para a acessibilidade, mas para inclusão, mobilidade urbana e qualidade de vida de milhões de pessoas. Assim sendo, podemos destacar as seguintes vantagens:

  • Autonomia para pessoas com deficiência: as rampas permitem que pessoas com deficiência transitem e acessem ambientes de forma independente. Isso sem ajuda de terceiros, o que confere mais autonomia e qualidade de vida;
  • Inclusão social: essas estruturas contribuem diretamente para a inclusão social. Elas facilitam o acesso de pessoas a espaços público e privados, permitindo que pessoas com deficiência participem mais ativamente da vida em comunidade;
  • Segurança: não podemos deixar de mencionar a questão de segurança, pois as rampas de acesso são projetadas para evitar acidentes, como quedas. Assim, são muito úteis para deficientes físicos, idosos, pessoas com dificuldades de equilíbrio. E ainda indivíduos que, por algum motivo, estejam com mobilidade reduzida;
  • Flexibilidade de uso: as rampas de acesso beneficiam milhões de pessoas. Isso inclui cadeirantes, idosos, pais com carrinho de bebê, indivíduos com pouco equilíbrio, pessoas com limitações temporárias, entre outras;
  • Cumprimento legal: ao investir em rampas, o projeto estará cumprindo todas as exigências legais. Isso evitará multas e promoverá a responsabilidade social;
  • Valorização do imóvel: por fim, edifícios acessíveis têm maior valor no mercado imobiliário, já que atendem às necessidades de um público mais amplo.

De acordo com as vantagens acima, as rampas de acesso para deficientes são amplamente utilizadas em diversos tipos de projetos! 

Exemplos de aplicações das rampas de acesso

De maneira geral, as rampas de acesso podem ser instaladas em variados contextos e tipos de projetos, como:

  • Edifícios públicos: incluem prédios governamentais, escolas, hospitais, posto de saúde, bibliotecas, teatros, tribunais, entre outros;
  • Comércio e serviços: incluem lojas, restaurantes, cinemas e escritórios corporativos, aumentando o número de pessoas atendidas. E assim, ganham clientes e garantindo a acessibilidade de todos;
  • Residências: casas e apartamentos também podem contar com rampas de acesso. Elas são instaladas de acordo com as necessidades dos moradores ou visitantes com mobilidade reduzida;
  • Espaços urbanos: não podemos esquecer dos espaços com grande circulação de pessoas, como calçadas, praças e estações de transporte público.

Os desafios na implantação das rampas

A implementação das rampas de acesso para deficientes ainda enfrenta muitos desafios na nossa sociedade, apesar das inúmeras vantagens. O principal envolve a falta de planejamento urbano, algo que atinge grande parte das cidades brasileiras. Nesse caso, os espaços públicos carecem de infraestrutura adequada, excluindo pessoas com deficiência.

E isso fica mais evidente em regiões e áreas com topografia acidentada. Muitas vezes a falta de acessibilidade prejudica ações básicas do dia a dia. Isso inclui sair de casa para pegar um ônibus e ir ao trabalho. 

Além disso, tanto o poder público como o privado ainda consideram que o investimento em acessibilidade representa um custo elevado. E isso é um empecilho para avançarmos nesse assunto! 

Por fim, há ainda outros desafios, como manutenção das rampas e conscientização das pessoas a respeito da importância do tema. Por exemplo, é comum nos depararmos com rampas e demais estruturas mal conservadas. Nesse caso, elas se tornam perigosas, podendo causar acidentes e dificultar a mobilidade das pessoas.

Rampas de acesso para deficientes: conclusão 

As rampas de acesso para deficientes são muito mais do que apenas estruturas físicas. Elas representam um compromisso com a inclusão, respeito e direitos de pessoas com deficiência. Dessa forma, investir em acessibilidade ajuda na promoção da autonomia, segurança e igualdade de oportunidades. 

Se você quer investir em um projeto acessível, seja elaborando um do zero ou fazendo adaptações a um já concluído, entre em contato com a Universal Acessibilidade. Contamos com uma série de produtos acessíveis para agregar na sua edificação, contribuindo para melhor acessibilidade. 

Além disso, dispomos de uma equipe de especialistas que podem lhe auxiliar a respeito do assunto. Assim, você vai saber escolher os elementos acessíveis mais adequados, questões sobre a instalação e manutenção desses itens. 

Então, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar! 

Compartilhe esse post

Fale por Whatsapp