Acessibilidade para deficientes foi tema de debate eleitoral em São Paulo
Em setembro deste ano, o tema acessibilidade para deficientes foi levantado em âmbito...
Você já ouviu falar no corrimão acessível? A acessibilidade precisa ser pensada como um todo de forma a estar presente em todas as partes de um projeto. Esse é um tema de extrema relevância nos dias atuais e com toda razão! Por isso hoje vamos falar a respeito desse elemento, que é tão importante para isto.
O corrimão acessível é um item presente em escadas de residências, escadas de uso comum e rampas de acesso. E, muitas vezes, esse recurso pode passar despercebido aos olhos da maioria das pessoas.
Porém, se engana quem pensa que o corrimão acessível é irrelevante. Muito pelo contrário! Ele é essencial para projetos diversos. Nesse sentido, inclusive, há normas técnicas que falam a respeito do assunto. Então, veja abaixo mais informações sobre o corrimão acessível para rampa de acessibilidade.
A instalação do corrimão acessível não ocorre de forma aleatória ou de acordo com o gosto pessoal do projetista. Ela segue uma série de normas e padrões pré-estabelecidos.
Por exemplo, ele deve possuir duas alturas para o deslizamento das mãos. O corrimão mais alto serve para auxiliar adultos com uma estatura dentro da média. Já o corrimão mais baixo serve para auxiliar crianças, pessoas com baixa estatura e pessoas com nanismo.
Esse é apenas um aspecto do corrimão acessível. Diante disso, sua importância está justamente na questão da acessibilidade. Assim, ele garante a segurança das pessoas que acessam a rampa.
Outro detalhe importante é que esse corrimão pode ser fixado no chão ou diretamente na parede, se for possível. Questões como diâmetro do corrimão e cores também são super importantes para a segurança das pessoas.
Falamos anteriormente sobre algumas características do corrimão acessível. E sua estipulação não é aleatória por cada empresa fabricante.
As características do corrimão acessível seguem uma norma técnica. Estamos falando da NBR9050. Ela estabelece os seguintes pontos:
Além do mais, rampas com largura superior a 2,4 metros vão necessitar de mais um corrimão. E este deverá ser instalado na parte central da rampa, facilitando a acessibilidade.
Por fim, esse tipo de corrimão também precisa contar com o anel de sinalização, que indica o início e término da rampa de acesso.
Esse é um resumo do que diz a norma NBR9050 sobre corrimão acessível. Para saber mais e ter acesso ao que há de melhor nesse quesito, entre em contato hoje mesmo com a Universal Acessibilidade.
Em setembro deste ano, o tema acessibilidade para deficientes foi levantado em âmbito...
A acessibilidade para deficientes é cada vez mais importante em projetos arquitetônicos do...
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!