Acessibilidade para deficientes foi tema de debate eleitoral em São Paulo
Em setembro deste ano, o tema acessibilidade para deficientes foi levantado em âmbito...
Escada acessível é um tipo de estrutura cada vez mais necessária nos mais diversos ambientes, sejam eles públicos ou privados. Além disso, trata-se de um componente cada vez mais exigido por legislações municipais, estaduais e federais.
Assim sendo, possui uma demanda bastante elevada para espaços públicos e privados. Entre eles se destacam, por exemplo, escolas, shoppings, estabelecimentos comerciais e muitos outros.
Nesse texto você vai conferir as principais especificações das escadas e rampas acessíveis. Veja como esse tipo de material pode ser instalado de forma eficaz pelos profissionais da Universal Acessibilidade. Os locais e medidas são elementos importantes que devem ser levados em consideração para que esses equipamentos atendam todas os requisitos solicitados pelas lei.
De acordo com a NBR 9050:2020, possui a categorização de “escada” uma sequência formada por, pelo menos, três degraus. Nesse sentido, as escadas podem conter elementos de acessibilidade que visam facilitar o deslocamento de deficientes físicos.
A NBR ajuda a estabelecer os parâmetros de largura das escadas. Para isto, faz o cálculo com base na quantidade de pessoas que circulam, conforme o tipo de ambiente visado. Assim, a largura para a instalação de escadas em caminhos acessíveis é de cerca de 1,20 m e deve possuir uma guia para balizamento para deficientes
Outro fator importante é a escada conter mesma medida de piso (segmento horizontal onde a pessoa posiciona o pé) e o espelho (parte vertical que unifica os pisos). As medidas do piso variam entre28 a 32 centímetros, e os espelhos, de 16 a 18 centímetros. É importante lembrar que nos caminhos acessíveis não podem ser usadas escadas fixas com espelhos vazados. Estes são aspectos fundamentais para a escada acessível.
A norma atual qualifica uma rampa as superfícies que contém um grau de 5% ou superior de inclinação. Nesse contexto, é preciso fazer uma avaliação entre o esforço físico necessário e o espaço para projeção horizontal do caminhante. A inclinação máxima permitida é de 8,33%. Isto ocorre para situações nas quais o desnível for de 80 centímetros para cada parte da rampa.
Para reformas, a inclinação permitida é superior: de 8,33% (para desníveis de, no máximo, 7,5 centímetros para cada parte da rampa. Além disso, a cada 50 metros do trajeto, é preciso haver um espaço plano de descanso de 1,20 metros de comprimento. As guias de balizamento são obrigatórias e devem ter uma altura de, no mínimo, 5 centímetros. O objetivo é delimitar o espaço para o caminho de pedestres.
Além de contar com uma linha de pesquisa para a criação de novos projetos, a Universal Acessibilidade também fabrica e executa a instalação desses tipos de equipamentos, garantindo ampla qualidade na execução dos seus serviços.
Nossos serviços atendem os mais diversos segmentos. Entre eles estão condomínios residenciais e comerciais, escolas, faculdades, instituições financeiras, indústrias, entre outros setores.
Entre em contato com a Universal Acessibilidade e conheça os serviços que estão à sua disposição.
Em setembro deste ano, o tema acessibilidade para deficientes foi levantado em âmbito...
A acessibilidade para deficientes é cada vez mais importante em projetos arquitetônicos do...
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!